NOTÍCIAS

17/02/2014 -

Participação de aluno e professora de Santa Cruz no III SPACE CAMP em Paraibuna/SP 


Entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro de 2014 o aluno concluinte do ensino médio do Colégio Estadual Monte Alverne (CEMA) William Lagasse e a professora de Física Catiana Inês Niedermayer estiveram participando do III SPACE CAMP, na cidade de Paraibuna – SP. O evento foi organizado pela equipe da ACRUX Aerospace Technologies e em parceria com a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica). O convite se estendeu aos participantes devido ao fato do aluno ter sido medalhista de ouro da OBA em 2013.
Na oportunidade, tivemos experiências únicas do campo das ciências espaciais e exatas, tendo recebido conhecimentos teóricos e práticas através de diversas palestras técnicas e oficinas didáticas, principalmente no campo da metodologia científica, astronomia, robótica e tecnologias espaciais e visita ao MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro) que contribuíram na construção de uma nova visão do conhecimento.
As atividades práticas foram realizadas em equipes, de maneira que professor e aluno não estariam no mesmo grupo, pois o objetivo era fazer novas amizades com pessoas com interesses em comum dos mais diversos Estados do País.
Posso aqui destacar que participando de eventos deste nível se constrói um conhecimento diferenciado através do contato com outras pessoas (professores e alunos) nas quais podemos trocar conhecimento e maneiras diferentes de propor novas aprendizagens. Destaco a importância de se fazer trabalhos de pesquisa em equipe, os  avanços na sociedade ocorrem por meio da ciência/pesquisa.
As atividades práticas foram as que mais motivaram os alunos e professores, pois a missão era montar um robô em equipe que competisse com o dos colegas. Nesta atividade foi preciso pensar de como iriamos construir o robô rover sendo ele o mais resistente, confiável, robusto e durável, pois o mesmo tinha como objetivo coletar amostras de solo dentro de um circuito off-road de exploração que simulam as condições de solo de um local do Sistema Solar.
O lançamento de foguetes também nos fez pensar muito, pois a construção de foguete implica diretamente na trajetória do mesmo. Nessa atividade pontuava a equipe que teria o foguete mais estável, aquele que pousasse mais perto do lugar estabelecido por sorteio, o que atingisse a maior altura e todos tinham a missão de por um ovo (ovonauta) no interior do foguete e o mesmo não poderia sofrer danos durante o pouso que foi planejado com um pára-quedas.
Vivemos em um país no qual a tecnologia vem crescendo, mas ainda existem poucas pessoas que se dedicam a pesquisa e que buscam conhecimentos para fazermos tecnologia de ponta. Essa busca de ciência pode ser feita em outros países, mas é preciso que essas pessoas voltem e tragam consigo estes novos saberes para assim se ter um país em constante avanço.

Texto escrito pela professora Catiana Inês Niedermeyer 
Colégio Estadual Monte Alverne - Santa Cruz do Sul/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário