sábado, 30 de novembro de 2013

ENEM 2012: Rede Estadual do RS é a segunda melhor do país

Os estudantes das escolas gaúchas da rede estadual que integram as estatísticas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 obtiveram segundo lugar na média geral entre as áreas do conhecimento no comparativo com estudantes das demais redes estaduais brasileiras. De 2011 para 2012, a rede estadual melhorou sua posição em relação às redes estaduais do país. Em 2011, o RS ocupava a 3ª posição, passando para 2º lugar nas provas de 2012. As médias obtidas pelas cinco redes estaduais mais bem colocadas são 501,27 (São Paulo), 495,76 (Rio Grande do Sul), 491,36 (Minas Gerais), 488,36 (Rio de Janeiro) e 487,95 (Paraná). 

Ao apresentar o resultado da análise do ENEM 2012 em entrevista coletiva nesta tarde (27), o secretário estadual da Educação, Jose Clóvis de Azevedo, destacou que os resultados “são eloquentes e demonstram que esta ascensão é resultado dos investimentos crescentes que vêm sendo feitos pelo Governo do Estado na Educação Estadual”. Entre as medidas salientadas pelo secretário destacam-se a reestruturação curricular do Ensino Médio, com implantação de metodologia semelhante à adotada pelo Enem, política permanente de formação de professores, introdução de novas tecnologias e recuperação de espaços físicos de escolas, além de realização de concurso e nomeação de professores estáveis na rede estadual. “Trata-se de uma política adotada pelo governo, com atuação em diferentes frentes, que se traduz, de forma gradativa, em melhores resultados de aprendizagem de nossos alunos”, manifestou o secretário, lembrando que desde 2011 se observa a retomada dos investimentos, que se refletem na curva ascendente na qualidade da educação pública estadual.



Acesse o link abaixo para ler toda a reportagem.

http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?PAG=3&ID=13044

Desempenho das instituições de ensino santa-cruzenses no ENEM de 2012

Leia parte do texto que retirei do nosso jornal Gazeta do Sul edição de 26/11/2013 sobre o desempenho no ENEM do ano passado. É um orgulho ler um texto destes.


O  desempenho das instituições de ensino santa-cruzenses superou a média brasileira no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado do teste aplicado no ano passado em escolas brasileiras públicas e particulares foi divulgado ontem pelo Ministério da Educação. As médias foram obtidas pelos participantes em quatro provas objetivas: matemática, linguagem, ciências humanas e ciências da natureza, além da redação – única área em que os estudantes de Santa Cruz do Sul não ultrapassam o desempenho nacional. 

A disciplina na qual os estudantes garantiram a melhor média foi em matemática. Em Santa Cruz do Sul, a média ficou em 562,19, enquanto a nacional foi de 533,43 (a pontuação varia de 0 a 1.000). A segunda com maior pontuação foi ciências humanas, onde o município teve média de 542,99 e o País obteve 533,18. O desempenho santa-cruzense foi seguido por redação, linguagem e ciências da natureza. Apenas as escolas que conseguiram participação de mais de 50% dos alunos foram contabilizadas no levantamento do Ministério da Educação.

Na rede pública, a Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás foi à instituição que apresentou o melhor desempenho no município. Ela liderou a média nas quatro áreas. Somente em redação, o desempenho foi superado pelo Colégio Monte Alverne, que alcançou 558,38 pontos. A maior nota obtida pelo Goiás foi à matemática, onde os estudantes conseguiram 563,18. No ano passado, a escola também já havia se destacado entre as médias. A Escola Santa Cruz conseguiu a maior taxa de participação, já que 94% dos 68 alunos do 3º ano do ensino médio realizaram as provas.

Segue o link da reportagem completa.