Este ano ocorreu a 4ª edição da Gincana Virtual
CDI-RS, o prazo de inscrições era do dia 1 de novembro de 2013 até 22 de
novembro de 2013. E cada Cdi, poderia inscrever quantas equipes quisesse. Cada
equipe deveria conter no mínimo 8, e no máximo 15 integrantes. A realização das
tarefas ocorreu no período de 25 de novembro de 2013 com início as 8:00 horas até
29 de novembro de 2013 com encerramento as 18 horas, onde em cada manhã eram
liberadas duas tarefas para serem realizadas com um prazo de entrega.
Todas as tarefas eram divulgadas no blog da gincana
e replicadas no Facebook e Twitter. Ficou sob responsabilidade de cada equipe
acompanhar a divulgação das tarefas. As tarefas abrangeram diversas áreas de
conhecimento, habilidades e atividades. A pontuação das tarefas variava
conforme o nível de dificuldade e meio de realizar. E eram necessários diversos
recursos técnicos para a resolução das tarefas, também era responsabilidade do
grupo ter os recursos disponíveis. Nenhuma tarefa era impossível de ser solucionada.
Os
participantes deveriam apenas apresentar e executar o que seria solicitado nas
tarefas, caso seria apresentado mais de uma solução para alguma tarefa, a
pontuação correspondente não era aplicada, independente de uma das soluções ser
correta ou não. As fotos solicitadas nas tarefas deveriam ter nitidez e boa
qualidade de resolução. As soluções das tarefas deveriam ser postadas nos
horários de entrega especificados. Não
foram aceitas respostas postadas após o prazo fixado na tarefa.
Quanto
aos vencedores, no encerramento
da Gincana Virtual serão apurados os pontos das tarefas realizadas e aquela
equipe que obtivesse a maior pontuação seria considerado o vencedor (a),
compartilhando o titulo com o Espaço CDI Comunidade a qual a equipe possui vínculo.
Serão pontuadas as respostas corretas, somando-se os pontos. Serão consideradas respostas
corretas, as que atenderem adequadamente o solicitado. Em caso de empate, o desempate seria assim, iria ser considerado
o maior número de respostas corretas enviadas. Seriam consideradas decisórias
as respostas que forem entregues primeiro (data, hora, minutos e segundos).
Prêmios:
1° Lugar – Equipe
Vencedora 01 Medalha Ouro para cada integrante da equipe que
conseguir o maior número de pontos;
2° Lugar – Equipe
Destaque 01 Medalha Prata para cada integrante da equipe que
realizar o 2º maior número de tarefas.
3° Lugar – Equipe
Destaque 01 Medalha Bronze para cada
integrante da equipe que realizar o 3º maior número de tarefas
Caso algum participante estivesse prejudicando o
andamento da gincana ou até mesmo um de seus adversários poderia ser penalizado
na sua pontuação ou até mesmo ser eliminado. Não foi permitidos fakes (usuários
falsos) - ficando sujeitos à desclassificação. A equipe organizadora da Gincana
não se responsabilizaria por nenhum problema técnico, defeito de qualquer
natureza, seja na linha telefônica, nos sistemas de computadores, servidores,
provedores, hardwares/softwares, perdas ou indisponibilidade de conexões de
rede ou transmissão de computadores com falhas, incompleta, adulterada ou
atrasada ou, qualquer combinação desta que poderia limitar a capacidade do
usuário de participar desta premiação. A organização NÃO ASSUMERIA nenhuma
responsabilidade por e-mails ou outras formas de entrega das tarefas não
entregues resultantes de qualquer forma de filtragem ativa ou passiva por parte
do provedor de serviços de internet e/ou do cliente de e-mail do usuário ou por
espaço insuficiente na conta de e-mail do usuário para enviar/receber respostas.
Os pontos de cada equipe foram disponibilizados no blog ao final da gincana.
Vencedores:
Lugar
|
Nome da Equipe
|
Nome do Espaço CDI
|
01ª
|
Equipe
Conectados do CEMA
|
CDI
Escola Monte Alverne
|
02ª
|
Equipe
HANNEMANN CONECTADOS
|
CDI
Escola Frederico Hannemann
|
03ª
|
Equipe
HANNEMANN na Web
|
CDI
Escola Frederico Hannemann
|
A
nossa equipe tinha o nome “Conectados do CEMA”, e continha 11 integrantes. São
eles: Airton Sbruzzi Watte, Ana Luíza Pilz, Camila Metz, Jordana Barbiann,
Larissa Daniela Kappaunn, Letícia Caroline Barbian, Marcelo Pilz, Martina Ines
Kappel, Martina Helena Sulzbacher, Mariane Carine Gralow eTainá Laisa
Werberich, todos alunos do 2º ano A do Ensino Médio Politécnico do Colégio
Estadual Monte Alverne.
1ª tarefa: Cada equipe
devia buscar por caixas de papelão e montar um robô que seria vestido por
alguém, semelhante ao episódio 05 da oitava temporada de South Park, onde Eric
Cartman se veste como um robô chamado A.W.E.S.O.M-O e vai morar com Butters.
Seu plano é aprender todos os segredos de seu colega.
2ª tarefa: As equipes e
seus gincaneiros, deviam se tornar TECH-ATIVISTAS que pensem e atuem
glocalmente. Ou seja, que mobilizem a sociedade, por meio da internet, para questões/problemas
locais ou globais, seja ela do seu bairro, cidade, estado, continente ou de
interesse universal, mas que se tornam relevantes em seu cotidiano e no do
outro, de forma significativa.
3ª tarefa: A equipe
devia tirar uma foto com as famosas “aspinhas” e postar no facebook.
4ª tarefa: Cada equipe deveria
demonstrar seu senso crítico coletivo.
5ª tarefa: As equipes
tinham que reunir o maior número de pessoas (integrantes das equipes ou não)
para comentar uma foto do CDI.
6ª tarefa: Cada equipe
(de maneira coletiva) deve contar uma história através de quadrinhos, sobre as
aulas no CDI Comunidade. Deveria usar da criatividade.
7ª tarefa: Cada equipe deveria
pensar e criar um personagem para ser o mascote do CDI. Deveria se usar da
criatividade e apostar em um brainstorm com a equipe.
8ª tarefa: o CDI-RS queria
ampliar seu número de amizades na rede social e pediram para que cada
integrante de cada equipe incentive outras pessoas a acompanhar seus feeds e
notícias.
9ª tarefa: Assim como
Rosinei, as aulas do CDI objetivam realizar uma ação comunitária transformadora
ao longo do ano, pensada e desenvolvida pelos próprios estudantes dos cursos e
oficinas. Cada equipe deveria informar quais foram as ações realizadas pelas
turmas do seu CDI Comunidade em 2013.
10ª tarefa: Queriam
saber qual é o tamanho desse trabalho. Deveria se pesquisar hà quanto tempo o
CDI realiza esse trabalho (quantos anos); quantos espaços de inclusão digital
CDI existem no Brasil e no mundo; e quais são os países em que o CDI está
presente; e outras informações que forem consideradas relevantes.
Eram 14 equipes que
estavam concorrendo sendo do CDI de todo o Rio Grande do Sul. As equipes:
Equipe Conectados do CEMA - CDI Escola Monte Alverne
Equipe Calderão - CDI Comunidade APAE
Equipe Infojovem - CDI Escola Monte Alverne
Equipe Os virtuais - CDI Escola Monte Alverne
Equipe Liga do CDI Com. Educandário - CDI Comunidade Educandário
Equipe Vírus da Gentileza - CDI Comunidade Educandário
Equipe Internautas - CDI Comunidade Educandário
Equipe Os combatentes - CDI Comunidade Educandário
Equipe ACOMPAR 2013 - CDI Comunidade ACOMPAR
Equipe Evolução - CDI Comunidade IAPI
Equipe NextStep - CDI Comunidade IAPI
Equipe Infinite - CDI Comunidade IAPI
Equipe HANNEMANN na Web - CDI Escola Frederico Hannemann.
Equipe HANNEMANN CONECTADOS - CDI Escola Frederico Hannemann.
Informações e texto da aluna do Colégio Estadual Monte Alverne
Larissa Kappaunn
Ensino Médio Politécnico
Nenhum comentário:
Postar um comentário